conteúdos da página EBD - AMPLIANDO CONHECIMENTOS: Símbolos da Nova Aliança

Símbolos da Nova Aliança

Lição 11 – Central Gospel  - Símbolos da Nova Aliança

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Hebreus 9:23, 26-28
Mateus 28:19
1 Coríntios 11:23-25
TEXTO ÁUREO
Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. 1 Coríntios 13:11

OBJETIVOS
·        Saber que os símbolos e figuras do AT foram melhor compreendidos na Nova Aliança.
·        Conhecer realidades que ganharam novos contornos na Era da Graça.
·        Compreender as ordenanças de Cristo: o Batismo e a Ceia.

INTRODUÇÃO
Quando o Antigo Testamento se refere à Nova Aliança, é através de símbolos fazendo com que a compreensão não seja completa, como fazemos parte da Nova Aliança, temos um melhor entendimento através da Revelação de Jesus Cristo e do Espírito Santo que habita em nós.
1. DEFINIÇÃO DE TERMOS
Para que a Igreja não cometa heresias ou distorções doutrinárias é necessário avaliar o que dizem as escrituras a respeito de Símbolos e Figuras, não dando ouvidos a fábulas (I Tm 1:4;  4:7; Tt 1:14).
Nem sempre entendemos o que está escrito, precisamos da revelação de Deus, precisamos meditar na palavra dia e noite, analisar o que realmente o Senhor Deus está falando.
Vejamos alguns conceitos que precisam ser observados quanto se fala em símbolos e Figuras:
·        Realidade – não é o que pensamos sobre algo, é real e de fato existe.
Como podem ser as convicções?
·        Convicções, que podem ser:
1.     Coletivas – convicções que um grupo acredita
2.     Pessoais – convicções nossas.
Diz respeito às certezas formadas a partir das nossas percepções da realidade, se não for moldada pela Palavra de Deus, estarão cercadas de heresias.

·        Símbolo – Tem a função de transmitir de forma clara e precisa, determinada mensagem. (Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo d mundo. João 1:29).

·        Prática – Ato ou efeito de tornar algo concreto. A prática é resultado de conhecimentos adquiridos previamente.

2. NOVAS REALIDADES, NOVAS CONVICÇÕES
Estamos vivendo novos tempos, novas realidades, nascemos de novo, temos uma nova vida em Cristo Jesus, o Espirito Santo habita em nós, somos povo adquirido de Deus, estamos vivendo estas realidades do novo tempo, diferentes do que era na Antiga Aliança.

2.1. Mortos em delitos e pecados, renascemos para uma nova vida
Você nasceu de novo?
No Evangelho de João, capitulo 3 lemos a passagem em que Nicodemos, um fariseu, príncipe dos judeus, foi encontrar-se com Jesus, Nicodemos afirmou que Jesus era um Mestre vindo de Deus pois ninguém poderia fazer os sinais que Ele fazia , se o Todo Poderoso não fosse com ele.

Jesus responde a Nicodemos dizendo que aquele que não nascesse de novo não poderia ver o Reino dos Céus.

As pessoas de idade avançada poderiam achar que Cristo estava falando que para eles não tinha mais jeito, porém, Jesus estava dizendo: A pessoa que nasce de novo está sob o controle do Espírito Santo, reconciliada com Deus, os pecados foram perdoados, tem agora uma nova vida.

II Cor 5: 17  Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.

2.2. O Espírito Santo habita naqueles que recebem o Filho de Deus
Você tem o Espírito Santo de Deus?
Quando o Espírito Santo passou a habitar em você?

Jesus ascendeu ao céu e enviou o outro Consolador, o Espírito Santo que visitava o homem de forma esporádica, para realização específica de alguma obra,  passou agora a fazer morada naquele que nasceu de novo.
I Cor 3:16  Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?

2.3. Jesus fez-nos geração eleita, sacerdócio real, nação santa e povo adquirido.
A nova realidade na vida dos nascidos de novo é que fomos transformados em templos do Espírito Santo, ele agora habita em nós, fazendo de nós:

1.     Geração Eleita – Escolhida antes da fundação do mundo (Ef 1:4-5)
2.     Sacerdócio Real – Sacerdotes pertencentes à família real de Cristo, o Sumo Sacerdote entronizado (Hb.4:14)
3.     Nação Santa – Separada do mal, do pecado que tão de perto nos rodeia.
4.     Povo Adquirido de Deus – Somos exclusivos de Deus, comprados com o sangue precioso de Jesus, na cruz do calvário (1 Co 6:19-20).

A Igreja de Deus é composta por todos aqueles que aceitarem a Jesus como seu único e suficiente salvador, não é composta só por Judeus.

João 1:12  Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;

3. NOVOS SÍMBOLOS, NOVAS PRÁTICAS
As duas ordenança de Cristo, o batismo e a santa ceia, são os dois novos símbolos da Nova Aliança, precisam praticados  pelos salvos pois foram ordenados pelo Senhor Jesus.
Se não forem cumpridas, pode-se ficar de fora do plano da salvação.

3.1. O Batismo
O batismo era um rito que visava a purificação ou a identificação com um grupo ou uma doutrina.
A palavra batismo significa mergulhar, imergir e submergir, sugere a idéia de morte e sepultamento da vida de pecados e a ressurreição de uma nova vida.
Esta nova vida no batismo é um simbolismo do processo que iniciou quando aceitou a Jesus.
Jesus se batizou para dar exemplo, todos precisam ser batizados.

3.1.1. Os objetivos do Batismo

O batismo deve ser em nome do Pai, Filho e do Espírito Santo, Mt 28:19, Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.
Objetivos:
·        Profissão publica de fé. 1 Pedro 3:21
·        Identificação com os demais discípulos Mt 28:19
Representação de Purificação. Atos 22:16 16  E agora por que te deténs? Levanta-te, e batiza-te, e lava os teus pecados, invocando o nome do Senhor.
Representação de morte para o mundo e ressurreição para uma nova vida com Cristo. Romanos 6:4 De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.

3.2. A Ceia do Senhor
Qual o seu entendimento da páscoa?
A última ceia nos mostra o entendimento de Jesus em relação à sua própria morte.
A Ceia do Senhor está registrada nos livros de Mateus, Marcos, Lucas e 1 Coríntios, estes textos nos trazem diferentes narrativas deste episódio com pontos coincidentes, ou seja as narrativas não são iguais, porém por serem inspiradas por Deus, os pontos mais importantes são iguais em todas elas.
A Santa Ceia é uma renovação da Nova Aliança.

3.2.1. Os objetivos da Ceia
A Ceia é um memorial, você sabe dizer o que é um memorial?
A Ceia é para que as pessoas não esqueçam do que Jesus fez por nós e também quem Ele é. Não dá importância a este memorial é como “Comer Indignamente”.
A Santa Ceia serve como:
1.     Memorial e proclamação da morte de Cristo
2.     Representação da comunhão promovida pelo corpo e pelo sangue do Senhor.
3.     Símbolo da esperança dos fiéis quanto ao retorno de Cristo.
4.     Compromisso de santidade e fidelidade ao Senhor.

CONCLUSÃO
Através do Novo Concerto nascemos de novo, este novo concerto regenera as pessoas, dando a elas o poder de serem feitos filhos de Deus, passamos a fazer parte de uma nação santa, devemos então atender ao mestre e realizar, participando com todo afinco de suas ordenanças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário