conteúdos da página EBD - AMPLIANDO CONHECIMENTOS: A Extensão da Nova Aliança

A Extensão da Nova Aliança

Lição 12 – Central Gospel  -A Extensão da Nova Aliança

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Mateus 9:1-8
1 E, entrando no barco, passou para o outro lado, e chegou à sua cidade. E eis que lhe trouxeram um paralítico, deitado numa cama.
2 E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, tem bom ânimo, perdoados te são os teus pecados.
3 E eis que alguns dos escribas diziam entre si: Ele blasfema.
4 Mas Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse: Por que pensais mal em vossos corações?
5 Pois, qual é mais fácil? dizer: Perdoados te são os teus pecados; ou dizer: Levanta-te e anda?
6 Ora, para que saibais que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados (disse então ao paralítico): Levanta-te, toma a tua cama, e vai para tua casa.
7 E, levantando-se, foi para sua casa.
8 E a multidão, vendo isto, maravilhou-se, e glorificou a Deus, que dera tal poder aos homens.

Lucas 10:8-9
8 E, em qualquer cidade em que entrardes, e vos receberem, comei do que vos for oferecido.
9 E curai os enfermos que nela houver, e dizei-lhes: É chegado a vós o reino de Deus.

TEXTO ÁUREO
Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, também Eu vos envio a vós. João 20:21b.

                                            OBJETIVOS     
·        Compreender que não há salvação sem transformação.
·        Conhecer a relação entre redenção e transformação

INTRODUÇÃO
A Salvação não se resume a experiência após a morte, Jesus veio anunciar o plano redentivo, chamando seus ouvintes a terem um comprometimento com o Reino de Deus.
Mc 1:14-15   E, depois que João foi entregue à prisão, veio Jesus para a Galiléia, pregando o evangelho do reino de Deus,
 E dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho.

Lucas 10:8-9  E, em qualquer cidade em que entrardes, e vos receberem, comei do que vos for oferecido.
 E curai os enfermos que nela houver, e dizei-lhes: É chegado a vós o reino de Deus.

Salvação,  rendição completa e irrestrita à autoridade do Senhor Jesus. Romanos 10:9-10  A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.
Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.
Precisamos ter uma atitude de entrega incondicional, hoje, aqui na terra, e para ter esta atitude precisamos crer de todo o nosso coração.
1. O CONCEITO DE REDENÇÃO
Redenção é o ato ou efeito de redimir ou remir, que significa libertação, reabilitação, reparo, salvação. É o ato de adquirir de novo, de resgatar, de tirar do poder alheio, do cativeiro. É livrar-se de um passo arriscado, é livrar-se das penas do inferno.
No texto bíblico a palavra redenção é aplicada como pagamento de um preço para o resgate da liberdade de um escravo ou para a soltura de um prisioneiro. I Tm 2:6 O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo.
Jesus pagou o preço, pagou o resgate com seu próprio sangue e nos tornou em Filhos de Deus.

1.1.       A extensão do ato redentivo
O ato redentivo não se resume ao âmbito espiritual, a graça de Deus que está em nossas vidas, nos influência, nos leva a agir de forma positiva em diversas áreas da sociedade.
·        A Economia
·        A Educação
·        Os Direitos Humanos
·        No relacionamento com os homens

Estamos num mundo cheio de injustiças, imoralidade, corrupção, engano, violência, etc. Nós precisamos fazer a diferença, aplicando a Palavra de Deus, não nos conformando com as coisas erradas, influenciando positivamente esta sociedade corrompida, impedindo a falência moral e ética.

Ex:
Jonas 1:2  Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até à minha presença.

Jonas 3:10  E Deus viu as obras deles, como se converteram do seu mau caminho; e Deus se arrependeu do mal que tinha anunciado lhes faria, e não o fez.

Deus usa homens e mulheres, transformados pelo seu Espírito Santo, como exemplos vivos para transformar a sociedade em que vivem, desenvolvendo uma nação pacifica, justa, próspera e ajustada à vontade de Deus.

1.2.       A amplitude da graça de Deus
Os benefícios da graça de Deus se estendem a toda a criação:
·        Deus revela-se aos homens, de todas as épocas e lugares por meio da sua criação, todos tem a oportunidade de crer Nele. Jo 3:17-21.
·        Ele mantém e sustém todas as coisas criadas, abençoando cristãos e não cristãos, fazendo do sol e da chuva, bênçãos universais. (Mt.5:45)
·        Pessoas alcançadas pela Graça de Deus recebem a oportunidade de se converterem, recebendo a salvação, tem agora um novo propósito de existência, glorificar a Deus e abençoar o seu próximo.
 Jo 13:34-35 (Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.  Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros).

2.A RELAÇÃO ESTABELECIDA ENTRE REDENÇÃO E TRANSFORMAÇÃO
Se uma pessoa digna e ética pode influenciar positivamente as pessoas que estão ao seu redor, imagine o que pode fazer aqueles que tem o Espírito Santo de Deus, nós que temos Deus em nossas vidas podemos transformar uma sociedade. 1 Cor 2:12-16.

2.1. A missão redentora e transformadora do caráter pessoal
Paulo tinha a preocupação em saber se as pessoas podiam ver jesus em sua vida. Ao escrever aos Coríntios ele citou um episódio ocorrido com Moisés quando ele recebeu a Lei. (2 Cor 3:7,13). Deus falou face a face com Moisés, o encontro foi tão marcante que, quando Moisés retornou ao acampamento seu rosto estava resplandecia. Ex 34:35.
Nós cristãos temos, temos uma proximidade maior com o Senhor pois o Espírito Santo habita em nós.
Nossa preocupação deve ser a de nos tornarmos “Cartas Vivas”, escritas pelo Espírito de Deus, estas cartas devem ser vistas e lidas pelos homens através dos nossos atos, manifestando a glória de Deus. (2 Cor 3:18).

2.2. A missão redentora e transformadora na coletividade
O pecado tem se alastrado a cada dia, contaminando e afastando a humanidade de Deus, os noticiários nos relatam coisas que nem imaginávamos ser possível acontecer, da mesma forma que José, Daniel e Neemias, homens de Deus, que em suas épocas, demostraram ser conselheiros, estabilizadores da ordem e promotores do desenvolvimento social, nós precisamos nos posicionar individual e coletivamente pois somos agentes de transformação, o Espírito de Deus está em nós, a palavra da verdade está em nós, se você não tiver como transformar o mundo, leve transformação às pessoas que estão ao teu redor.
1 Cor 4:1-2 - 1  Que os homens nos considerem como ministros de Cristo, e despenseiros dos mistérios de Deus. 2  Além disso, requer-se dos despenseiros que cada um se ache fiel.

2.2.1. A missão redentora e transformadora do cristão nas instituições
Como estão as comunidades das quais você faz parte?
Você tem a missão de transformar estas comunidades:
·        A Família – Família cristã deve ser um exemplo para todas as outras. Muitas famílias que se dizem cristãs hoje em dia é que estão precisando ser transformadas, como irão transformar desta forma?  

·        A Política – “E tempo de parar com improvisações e começar a fazer o que é certo. Precisamos eleger cidadãos sérios, que não apenas tenham bons projetos para a sociedade, mas que, imbuídos de autoridade profética, denunciem os demando e os atos de corrupção.” Palavras do Pastor Walter Brunelli.
Hoje para muitos a vida gira em torno do dinheiro, políticos “cristãos” envolvidos em todo tipo de corrupção, e denominações evangélicas envolvidas com todos os tipos de políticos.
A politica brasileira precisa ser transformada.
CONCLUSÃO
Precisamos nos conscientizar que fomos comissionados por Deus para levarmos as Boas Novas (Evangelho de Cristo). Temos o dever de ensinar àqueles que nos cercam, levando-os a se aproximarem de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário