conteúdos da página EBD - AMPLIANDO CONHECIMENTOS: As Testemunhas da Nova Aliança

As Testemunhas da Nova Aliança

Lição 10 – Central Gospel  - As Testemunhas da Nova Aliança

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Mateus 16:13-19
1 Pedro 2:9,10
                                             TEXTO ÁUREO
Portanto, lembrai-vos de que vós, noutro tempo,(...) estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos aos concertos da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo. Efésios 2:11-12.

OBJETIVOS
·        Compreender: de que forma e em que momento a Nova Aliança foi instituída.
·        Saber: A Igreja foi instituída por Jesus antes de Ele ascender aos céus.
·        Entender: As diferenças de Igreja universal e Igreja Local.

INTRODUÇÃO
Progressão institucional, estabelecida e efetivada por Deus no decorrer da História:
·        Com Adão a Família foi organizada (Gn.1:26-28; 2:23,24)
·        Com Abraão o povo de Israel foi formado (Gn.12:1-3)
·        Com Moisés foi instituída a Lei (Êx.24:12)
·        Com Davi o reino foi estabelecido (2 As.2:4; 7:16)
·        Com Jesus foi inaugurada outra forma de interação com os salvos: A Igreja (Mt.16:18)

O mundo antigo já conhecia a glória de Deus e a obra de suas mãos, (Sl.19:1  OS céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos).
Isaias e Habacuque predisseram que a terra se encheria do conhecimento da glória do Senhor como as águas cobrem o mar. (Is 11:9 e Hc 2:14), Deus enviou seu Filho para estabelecer seu último concerto com a humanidade.
Jesus instituiu uma comunidade por indivíduos salvos pelo seu sangue, a Igreja, que ficou encarregada de levar ao mundo a mensagem da graça. (Marcos 16:15).

                              1. A INSTITUIÇÃO DA IGREJA
Mateus 16: 18  Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;

A missão de discipular os povos da terra começou no Antigo Testamento e termina em nós, a Igreja de Cristo aqui na terra, a igreja universal e invisível. 1 Pe 2:9-10
(9  Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;)

1.1. Os Chamados para Fora
Você foi chamado para fora?    Para fora de onde?
A Palavra Igreja, que vem do substantivo grego ekklesia (ek=saindo de) + (klesia = chamar), significa: Os chamados para fora.
O Senhor Jesus utilizou exatamente este termo grego para definir o grupo de pessoas chamadas por Ele. Veja Mateus 16:18, 18  Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei os chamados para fora (a minha igreja), e as portas do inferno não prevalecerão contra eles.
Os chamados pelo Espírito Santo, Romanos 8:9  Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.
Romanos 12:1-2  ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.  2  E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

                                           1.2. A Missão da Igreja
Acredito que todos tenham compreendido que a Igreja de Deus aqui na terra somos nós, os chamados para fora. Deus tem em seus propósitos, objetivos específicos para nós, vejamos os versículos de Mateus 28:19-20.
Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;   Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.

Para cumprir a Missão:
1º Estão com Jesus, onde Ele estiver (João 17:24)
2º São abençoados com todas as bênçãos espirituais (Efésios 1:03)
3º São santos e irrepreensíveis (Efésios 1:04)
4º Tem Comunhão (Atos 2:42)

Vejamos agora o que diz os Objetivos registrados em Mateus:
1.     Ide pregar o Evangelho (fazei discípulos)
2.     Fazer discípulos
3.     Batizar os convertidos
4.     Ensinar

5.     Visitar os órfãos e as viúvas (Tiago 1:27)

1.3. Uma Comunidade de Iguais
Filipenses 2:3  Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo.
Jesus ensinou que formamos uma comunidade de iguais, possuímos os mesmos direitos e deveres.

Qualquer sentimento ou disposição que não reflita o caráter de Cristo mostra que não estamos agindo como Igreja de Deus.

2. A COMUNIDADE DA NOVA ALIANÇA É DEFINITIVAMENTE ESTABELECIDA
O Espírito Santo, no Antigo Testamento, descia para cumprir uma tarefa específica e retornava, Ele não habitava no homem como passou a acontecer depois do dia de pentecostes. Juízes 13:24-25 (Depois teve esta mulher um filho, a quem pôs o nome de Sansão; e o menino cresceu, e o SENHOR o abençoou.   E o Espírito do SENHOR começou a incitá-lo de quando em quando para o campo de Maané-Dã, entre Zorá e Estaol.

Depois de cumprir o plano de redenção, Jesus voltou ao céu e enviou o Consolador, o Espírito Santo para conduzir a sua Igreja, conforme prometera quando estava com seus discípulos.  João 16:13 ( "Mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir."

2.1. O Dia de Pentecostes
Porque dia de Pentecostes?
A profecia de Joel, de que o Senhor derramaria sobre toda a carne o Seu Espírito Santo, cumpriu-se em Jerusalém  no dia em que acontecia em Jerusalém uma festividade chamada de O Pentecostes, naquela ocasião o Espírito de Deus desceu sobre cerca de 120 pessoas, conforme Atos 1:15, e eles começaram a falar em outras línguas.

O Dia de Pentecostes marcou o instante do nascimento da Igreja Cristã e a transição da era de Jesus para a era do Espírito Santo.

2.2. A Função do Espírito Santo no Plano da Salvação
Após a descida do Espírito Santo, Deus passa a interagir diretamente com todos que aceitam a Jesus como único e suficiente salvador.

O Espírito Santo:
·        Convence o homem do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16:8-11)
·        Passa a morar no salvo (1Co 3:16)
·        Transforma-nos em Seu templo
·        Consola-nos (Jo 14:16)
·        Guia-nos na verdade (Jo 16:13)
·        Concede-nos  dons e ministérios (At 2:38;  1Co 7:7;  Rm 12:6-8)

3. IGREJA UNIVERSAL E IGREJA LOCAL
A palavra Igreja pode indicar tanto a igreja local quanto a igreja universal, no Novo Testamento o termo é encontrado 87 vezes( duas em Mateus, 23 em Atos e 62 nas cartas paulinas), pelo menos 50 delas em referências às comunidades locais.
IGREJA UNIVERSAL
IGREJA LOCAL
Invisível
Visível
Uma Igreja
Várias Igrejas
Um Organismo
Uma Organização**
Membros Salvos
Membros Salvos e Perdidos
Membros Vivos e Mortos
Membros Vivos
Todo o Corpo de Cristo
Parte do Corpo de Cristo
Sem Ordenanças
Duas Ordenanças
Sem Denominações
Muitas Denominações
Indestrutível
Destrutível

3.1. O Entendimento de Paulo Acerca da Igreja Local
O entendimento do Apóstolo Paulo acerca da Igreja é simples, ele entende que a igreja local agrega aqueles que creem no Cristo ressurreto, com objetivos de adoração a Deus e edificação dos seus membros.
Edificar e Adorar, hoje em dia muita gente tem um pensamento distorcido da Igreja local.

3.1.1. Os dirigentes da igreja antes de Paulo

No corpo de Cristo existem aqueles que recebem de Deus o dom de liderar o grupo eclesial.

·        Apóstolos – Um embaixador do Evangelho. (Os 12 apóstolos, Paulo, e mais tarde aos que trabalharam na implantação de Igrejas).
·        Diáconos – Separados para trabalhos específicos.


3.1.2. Os dirigentes da igreja a partir de Paulo
Paulo foi um grande fundador de Igrejas, ele não somente instruía os convertidos  a reunirem-se, ele também dava instruções sobre os líderes:

Apóstolo
Presbítero ou Bispo
Diácono
Mestres
Pastor
Evangelista

CONCLUSÃO

A Igreja de Deus aqui na terra mantém viva a memória de Cristo, cumprindo sua função de adorar a Deus e levar as pessoas ao conhecimento da obra redentora de Jesus Cristo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário