conteúdos da página EBD - AMPLIANDO CONHECIMENTOS: O Futuro da Criação

O Futuro da Criação

O Futuro da Criação


Lição 13 – Central Gospel  - O Futuro da Criação

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Isaías 65:17-25

TEXTO ÁUREO
E vi um novo céu e uma nova terra. Porque já o primeiro céus e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.
Apocalipse 21:1a

                                            OBJETIVOS     
·        Compreender que os elementos da natureza necessitam de redenção, pois eles também sofrem as consequências da queda.
·        Entender que o desenvolvimento de regras e atividades para  a preservação da natureza é essencial à Mordomia Cristã.
·        Saber que passaremos a viver em uma Nova Terra.

INTRODUÇÃO
Teologia Sistemática = A palavra “teologia” vem de duas palavras gregas que significam “Deus” e “palavra”. Combinadas, temos a palavra “teologia”, que significa “estudo de Deus”. A palavra “sistemática” se refere a algo que colocamos em um sistema. Teologia sistemática é, então, a divisão da Teologia em sistemas que explicam suas várias áreas. Por exemplo, muitos livros da Bíblia dão informações sobre os anjos. Nenhum livro sozinho dá todas as informações sobre os anjos. A Teologia Sistemática coleta todas as informações sobre os anjos de todos os livros da Bíblia e as organiza em um sistema: Angelologia. Isto é a Teologia Sistemática: a organização de ensinamentos da Bíblia em sistemas de categorias.

A Natureza está sendo destruída irresponsavelmente até mesmo por aqueles que professam a fé em Cristo Jesus, os estudos e ensinamentos bíblicos aplicados nos dias de hoje, não tratam da relação que o Criador estabelece com a sua criação.

1. OS PACTOS DE DEUS E A CRIAÇÃO
Deus revela que há estreita relação entre criação e salvação, esta relação é demostrada nos pactos bíblicos:

·        Aliança Edênica
1.     O Homem foi feito do barro – Gn.2:7 e formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.

2.     Deveria cuidar do Jardim- Gn. 2:15   E tomou o SENHOR Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.

3.     Deveria servir-se dos produtos da natureza – Gn. 2:16   E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente,

  •     Aliança Adâmica – A Natureza passou a sofrer os efeitos da queda. Gn 3:17-18   E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida.    Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo.


  •    Aliança Noética – Pacto de Deus com Noé de que não voltaria a destruir a natureza por meio das águas de um dilúvio. Gn.9:11 11  E eu convosco estabeleço a minha aliança, que não será mais destruída toda a carne pelas águas do dilúvio, e que não haverá mais dilúvio, para destruir a terra.


  •      Aliança Abraâmica – A bênção de Deus sobre todas as famílias da terra estende-se a toda a criação. Gn. 12:3 E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.  


·        Aliança Mosaica – A Torah fala sobre os cuidados com a terra, a preservação da fauna e da flora.

·        Aliança Davídica – O rei Davi entendia que a criação é obra de Deus e que o louva e obedece. Salmos 19:1-6.

·        Nova Aliança – Homens e animais viverão em paz, como era no começo. Isaias 11:6-9.

1.1.       A Criação Necessita ser Redimida
O homem necessita ser redimido do pecado e a natureza precisa de redenção porque foi afetada pelas consequências do pecado.
Paulo afirma que a decomposição e corrupção da natureza acontece, não por vontade própria, e sim pela permissão de Deus, mas um dia a natureza será liberta da escravidão e tomará parte na gloriosa liberdade dos filhos de Deus. Rm.8:20-21.

1.2.       O Grande Paradigma Moderno
As culturas de todo o mundo respeitavam a natureza e a tinham em alta estima, porque então hoje em dia não se tem o mesmo cuidado com a natureza?
A natureza passou a ser para muitos um meio de enriquecimento e comercialização, alguns países para vencer seus inimigos passaram a produzir armas e tecnologia em larga escala. Não podemos esquecer que grande parte dos problemas climáticos e sociais da modernidade deve-se à ganância do homem, pois só pensão no enriquecimento sem se preocupar com as consequências e destroem o meio ambiente.

1.2.1.                      Uma Reflexão sobre o Capitalismo
O capitalismo, quase sempre traz a extração predatória dos recursos da natureza, abrindo as portas para um caminho sem volta.

2.         DOUTRINA DA MORDOMIA DA CRIAÇÃO
Todo cristão deve cuidar da natureza, veja o que diz Gênesis 2:15   E tomou o SENHOR Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar, chamamos atualmente de Mordomia da Criação.
Estamos no mundo como serviçais e não de proprietários, devemos usufruir de tudo, cuidando para não destruir os recursos da  natureza,

2.1. A Relação que Deus Estabelece com a Terra e a Natureza
Deus, o criador estabelece pactos com o homem para preservar a natureza, Ele é quem está no controle de todas as coisas, pela palavra do seu poder sustenta o universo (Hb.1:3), nada foge do controle do Senhor, seus olhos estão em todos os lugares, Ele sabe e vê todas as coisas.

2.2. A Relação que o Homem deve Estabelecer com a Terra e a Natureza
A Terra e todos os seres que nela habitam foram criados por Deus, nós os seres humanos recebemos do criador a incumbência de lavrar e cultivar a terra, nossa alimentação provém dela, devemos ter atitudes de preservação e não de destruição.

3.         O FUTURO DA CRIAÇÃO
O que vai acontecer com a natureza se a depredação atual continuar?
Qual o futuro da Natureza?

3.1.       A Recriação Redentora de Deus
Deus criará novos céus e nova terra, diz o Profeta Isaias "Porque, eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá mais lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão."  (Isaías 65 : 17). Não haverá mais pranto, dor nem morte.
Passaremos a viver em uma  nova terra juntamente com o Senhor, nesta nova criação toda a glória do Senhor será estabelecida, nós temos esta promessa em Apocalipse, capítulos 21 e 22.

CONCLUSÃO
Devemos nos conscientizar de que a os recursos naturais foram criados para a glória de Deus, podemos utilizá-los, mas com responsabilidade,  pois somos administradores de Deus aqui na terra e um dia vamos prestar contas, sem contar que destruindo a natureza, estaremos piorando as condições de vida para nossos descendentes.
Cuide da natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário