conteúdos da página EBD - AMPLIANDO CONHECIMENTOS: chegai-vos a Deus 2

chegai-vos a Deus 2

Chegai-vos a Deus
Tiago 4:7-8

INTRODUÇÃO
Não há passo mais importante do que achegar-se mais e mais a Deus.

Existem crentes desanimados, chorosos quando tem um problema, querendo deixar Deus, querendo deixar a congregação, tristes,   abatidos,   sem forças.

O texto básico em, Tg. 4:8, nos exorta neste sentido. O que nos diz a primeira parte do verso 8 ? chegai-vos a Deus

Para se Chegar a Deus é necessário:

1.  Vontade
Por que é preciso vontade para que uma pessoa possa achegar-se a Deus ?
Porque Deus criou o homem com livre arbítrio, isto é, com capacidade e direito de escolha.
Deus não força ninguém. Veja por exemplo o que Josué disse ao povo de Israel.
Josué 24:15 à Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR.

Deus quer que todos se acheguem a Ele, porém de modo espontâneo. Veja o que dizem os textos seguintes:

Salmo. 100:2 à Servi ao SENHOR com alegria; e entrai diante dele com canto.

Josué. 22:5 à Tão-somente tende cuidado de guardar com diligência o mandamento e a lei que Moisés, o servo do SENHOR, vos mandou: que ameis ao SENHOR vosso Deus, e andeis em todos os seus caminhos, e guardeis os seus mandamentos, e vos achegueis a ele, e o sirvais com todo o vosso coração, e com toda a vossa alma.

Você pessoalmente, tem tido o desejo de achegar-se mais e mais a Deus?

Como é que está a sua vontade?   É muita gente que ora em casa, na igreja nem pensar, Jesus disse: a minha casa será chamada casa de oração.
Se você perdeu a alegria está na hora de recuperar
A alegria do Senhor é a nossa força

2.  Renúncia
Uma prova quanto a necessidade de renúncia, para nos achegar-mos a Deus, está exatamente na segunda parte de Tg. 4:8, que diz:purificai as mãos – limpai o vosso coração

O que na verdade, Tiago quis dizer, com a recomendação, . . . “Purificai as Mãos”. . . “Limpai o coração”.

– Bem, a recomendação purificai as mãos, simboliza o abandono dos males morais, tais como os prazeres da carne, cobiças e invejas,  amizade com o mundo, orgulho, etc.

Realmente, estas são coisas das quais, precisamos nos livrar plenamente, pois tais coisas de fato, impedem nossa real aproximação de Deus.    

– Quanto a recomendação limpai ou purificai o coração, significa a purificação do nosso intimo, e a limpeza de todos os males que muitas vezes estão armazenados no íntimo do nosso ser. Pois na verdade, a mudança apenas externa ou superficial, não tem valor alguma diante de Deus. Veja o que Jesus disse a respeito dos Fariseus em Mt. 23:27-28.(LER)

Veja o que diz Is. 59:2
Agora, é bom que estejamos conscientes, que somente com a ajuda do Espírito Santo, é que poderá acontecer a verdadeira limpeza ou purificação do nosso pecado, e o Espírito Santo para isto, usa a própria palavra de Deus.

Veja o que nos diz I Pd. 1:22;23.

3.  Firmeza
O texto de Tg. 4:8, refere-se às pessoas que não tem firmeza, da seguinte forma . . . “Vós que sois de ânimo dobre”.

Portanto, as pessoas de ânimo dobre:
– São aquelas que servem ao mundo, embora finjam servir a Deus (até pensam que estão servindo), ou seja, uma parte do seu coração se volta para Deus, mas a outra parte se volta para o mundo.

– São aquelas que se mostram instáveis, ou seja, tomam resoluções hoje que prontamente desmancham amanhã.

– São aquelas que as vezes querem ser amigas de Deus, mas na verdade, são mais amigas do mundo.

Contudo, a luz das Sagradas Escrituras, Deus não aceita que tenhamos um coração dividido, veja por exemplo o que dizem os texto seguintes:

Tg. 4:4 à Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.

I Reis 18:21 à Então Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o SENHOR é Deus, segui-o, e se Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu.


A firmeza na fé, firmeza espiritual, firmeza quanto a doutrina bíblica é de fato um passo fundamental, para que possamos nos achegarmos mais e mais a Deus.

CONCLUSÕES PRÁTICAS

O que acontece, a luz de Tg. 4:8, quando de fato nos achegamos a Deus.

O que acontece com aquele que se achega para Deus?

Ø Não enxerga Derrota;
Ø Está Sempre Alegre – A tristeza chega e sai sem demora. “...diante dele até a tristeza salta de prazer."  (Jó 41 : 22)
Ø Trabalha para a Obra de Deus – não pela área que lhe convém.
Ø Tem bom ânimo – No mundo tereis aflições... João 16:33


Nenhum comentário:

Postar um comentário