conteúdos da página EBD - AMPLIANDO CONHECIMENTOS: As Cosmovisões Anticristãs

As Cosmovisões Anticristãs

LIÇÃO 2 – As Cosmovisões Anticristãs

TEXTO BÍBLICO BÁSICO
João 17:11-21
11 E eu já não estou mais no mundo, mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda em teu nome aqueles que me deste, para que sejam um, assim como nós.
12 Estando eu com eles no mundo, guardava-os em teu nome. Tenho guardado aqueles que tu me deste, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que a Escritura se cumprisse.
13 Mas agora vou para ti, e digo isto no mundo, para que tenham a minha alegria completa em si mesmos.
14 Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo.
15 Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal.
16 Não são do mundo, como eu do mundo não sou.
17 Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.
18 Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo.
19 E por eles me santifico a mim mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade.
20 E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela tua palavra hão de crer em mim;
21 Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.

TEXTO ÁUREO
O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.
Mateus 24:35

OBJETIVOS
No final da aula o aluno estará capacitado a:
Ø Conhecer três cosmovisões anticristãs: pluralismo, humanismo e relativismo.
Ø Saber de que forma o cristão deve responder a cada cosmovisão.
Ø Compreender que a Igreja depara-se com um grande desafio para o século XXI.

INTRODUÇÃO
Afinal de contas, você já ouviu falar em cosmovisão?
Cosmovisão – Sistema pessoal de ideias e sentimentos acerca do universo e do mundo; concepção do mundo.

São cosmovisões:
  ü Hedonismo – dedicação ao prazer como estilo de vida.
  ü Agnosticismo - Agnóstico vem do grego: a-gnostos, ou seja, não-conhecimento, aquele que não conhece. Para um agnóstico, a razão humana é incapaz de prover fundamentos racionais suficientes para justificar tanto a afirmação de que Deus existe quanto a afirmação de que Deus não existe.
  ü Ateísmo - Num sentido amplo, é a ausência de crença na existência de divindades.
  ü Secularismo - É o princípio da separação entre instituições governamentais e as pessoas mandatadas para representar o Estado a partir de instituições religiosas e dignitários religiosos.

  ü Pluralismo e à convivência de coisas bastante diferentes umas das outras. Um sistema plural é aquele que aceita, reconhece e tolera a existência de diferentes posições, opiniões ou pensamentos.

  ü Humanismo é a filosofia moral que coloca os humanos como principais, numa escala de importância, no centro do mundo.

ü Relativismo – é o conceito de que os pontos de vista não tem uma verdade absoluta ou validade intrínsecas, mas eles têm apenas um valor relativo, subjetivo, de acordo com diferenças na percepção e consideração.

Nesta lição estaremos estudando as três últimas que se tornaram tão comuns que muitos não conseguem perceber que elas estão muitas vezes presentes na liturgia do culto e que estão perigosamente perto da Teologia, principalmente no que está relacionado à Cristologia e a Soteriologia.

Cristologia – estudo da personalidade, história e doutrina de Cristo.

Soteriologia – doutrina da salvação da humanidade por Jesus Cristo.


1.          COSMOVISÕES ANTICRISTÃS PRESENTES NO SÉCULO XXI.
As cosmovisões tem transformado a dinâmica eclesial, trazendo confusão no ensino bíblico  e na pregação do evangelho.


1.1.            Pluralismo
Em nome do bom convívio social essa crença tenta eliminar a verdade ao aceitar tudo como verdade.

O pluralismo político considera legítimos todos os indivíduos, não se pode mais colocar em xeque, não se pode mais questionar as crenças e os valores de quem quer que seja. Qualquer pessoa que se sinta ferido pela Palavra de Deus pode processar aquele que a anuncia. 
1.2.    Humanismo
O que é deificação?
Ato ou efeito de divinizar, atribuir caráter divino, tornar-se “deus”.
O humanismo é caracterizado pela deificação do ser humano, de acordo com esta crença o homem se coloca no lugar de Deus, ele é o centro de tudo, de todas as coisas e também é a finalidade de tudo.
O Humanismo não é recente, ele remonta ao início da Renascença.
Renascença – entre os séculos XIV e XV houve a expansão marítima, o desenvolvimento do comércio e as transformações que ocorreram nas cidades fizeram os europeus acreditarem que estavam vivendo um novo tempo, um renascimento, um tempo diferente daquele que imperou em toda a Idade Média.

Nos tempos de hoje (pós-modernidade) o humanismo passou a influenciar também em muitos lugares e em muitas denominações, não quero aqui dizer que passou a influenciar a Igreja de Cristo,alguns ditos cristãos é que estão amenizando algumas doutrinas bíblicas como as doutrinas do pecado, da regeneração, o juízo final e o inferno.
Uma coisa eu sei, Deus e a sua palavra não mudam.

1.3.            Relativismo
A partir da teoria da relatividade, mais especificamente em 1919, quando se deu a confirmação desta teoria, o relativismo ganhou forças, tudo passou a ser relativo (condicional) tempo/espaço, bem/mal e certo/errado, essas grandezas passaram a ser analisadas com condicionalidades, dependendo da época, lugares e grupos sociais o que é certo em um lugar ou em uma época pode ser errado em outro lugar ou em outra época. Nós precisamos entender que, pecado é pecado em qualquer lugar e em qualquer época.


2.          NÃO NOS TORNEMOS PRESAS DE TRADIÇÕES HUMANAS
Desde a época do apostolo Paulo já existiam falsos mestres que tinham pensamentos mundanos e o misturavam com o Evangelho de Cristo, Paulo adverte os crentes de Colossos não se deixassem levar por filosofias que fossem contrárias à Palavra de Deus. Col.2:8

2.1.            O cristão e o pluralismo
A humanidade pós-moderna tem um pensamento, ou um ditado popular que diz o seguinte: política, futebol e religião não se discute, acredita-se que se for discutir estes assuntos pode-se ter confusão, brigas, contendas.
Será que religião não se discute mesmo?
Como falam, aqueles que não têm entendimento na Palavra de Deus, será que todos os caminhos levam a Deus?
O pluralismo está de mãos dadas com o ecumenismo, com o sincretismo religioso, o desafio do crente é fazer o que o Mestre mandou “Ide por todo o mundo” devemos falar de religião sim, do evangelho que é poder de Deus para salvação de todo aquele que crer, mostrar que Jesus é o ÚNICO caminho que leva a Deus.

2.2.    A necessidade de definir uma identidade pessoal e de encontrar um propósito para a existência
Precisamos estar atentos para tudo que acontece ao nosso redor, lembrando que o inimigo está ao nosso derredor, procurando uma brecha, para nos tragar, para nos destruir. O cristão é uma pessoa humana, uma pessoa voltada para ajudar ao próximo, porém não podemos nos envolver com o humanismo, que centra a vida e seus propósitos nas necessidades humanas, nossa vida deve estar centrada em Jesus Cristo.
As igrejas precisam ensinar e pregar a Palavra, pura e verdadeira, não dando tanta ênfase às bênçãos de Deus e sim ao Plano da salvação, mostrando ao homem a necessidade de se arrepender.
Nosso grande desafio diante do humanismo é fazermos a vontade de Deus, mesmo que nossas necessidades físicas não sejam atendidas, e apresentar Jesus ao pecador como aquele que perdoa os pecados e livra da condenação eterna. Jesus mesmo disse que Ele veio para que o homem tenha vida e a tenha em abundância.
O cristão é humanitário, está sempre disposto a ajudar, não humanista.

2.3.    O cristão e o relativismo
O problema desta filosofia é que acreditam que tudo é relativo, logo, as crenças religiosas também são. Neste ambiente filosófico cheio de incertezas, as histórias bíblicas, como a criação e o dilúvio não podem ser consideradas verídicas, e sim ilustrações morais.
O relativismo não aponta Jesus como “O Caminho”, “A Verdade” e “A Vida”, seria apenas um dos caminhos, uma das verdades e uma das vidas.
Não se deixe intimidar, não seremos intolerantes em afirmar que só Jesus é o mediador entre Deus e os homens (1 Tm.2:5), quem afirma é a Palavra de Deus. O mundo precisa de Deus, quem tem o Espírito Santo na vida não pode ficar calado, não pode se acovardar, leve vida e salvação aos que estão perecendo.

CONCLUSÃO
O que devemos fazer diante de tudo que vimos, você tem escolha, pode se esconder, se acovardar, e ficar esperando para ver o que vai acontecer, ou, pode se levantar e proclamar o evangelho, na certeza de que Jesus está conosco, e que Ele está no controle de todas as coisas.
Não se isole, não se deixe intimidar, a voz de Deus aqui nesta terra é você e eu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário