conteúdos da página EBD - AMPLIANDO CONHECIMENTOS: Lição 05 --> Guerra Espiritual, Como vencê-la - Central Gospel

Lição 05 --> Guerra Espiritual, Como vencê-la - Central Gospel

Estudo Diário:   de 28/04 a 03/05/2014

  • 2ª Feira --> Neemias 02:01-08    Então, orei ao Deus dos céus
  • 3ª Feira --> Neemias 02:09-20    Zombaram de nós, e desprezaram-nos
  • 4ª Feira --> Mateus 05:10-16      Sede prudentes como as serpentes
  • 5ª Feira --> II Coríntios 4:08-12  Perplexos, mas não desanimados
  • 6ª Feira --> Miquéias 05:07-15   Os teus inimigos serão exterminados
  • Sábado --> Salmo 112                O seu coração, bem firmado, não temerá
TEXTO BÍBLICO: Neemias 01:01-6,11.

TEXTO ÁUREO: O Deus dos céus é o que nos fará prosperar; e nós, seus servos nos levantaremos e edificaremos; mas vós não tendes parte, nem justiça, nem memória em Jerusalém. Neemias 02:20.

INTRODUÇÃO: O verdadeiro cristão está em uma guerra espiritual constante, a Bíblia diz que a nossa luta não é contra a carne e o sangue (Ef.06:12), Paulo estava alertando a igreja em Éfeso para se revestir da Armadura de Deus, só assim ela poderia estar firme contra as ciladas do Diabo.
Quem se levanta para fazer alguma coisa em prol do Reino de Deus, encontra obstáculos, adversidades, inimigos e opositores, busque conhecimento da palavra de Deus (...errais por não conhecer as escrituras, nem o poder de Deus. Mat.22), você vai romper as barreiras e conquistará a vitória em nome de Jesus.

  1. NEEMIAS E A RECONSTRUÇÃO DA CIDADE SANTA: DA RUÍNA À VITÓRIA 
Mesmo diante de vários inimigos, concluiu o seu projeto de reconstrução da cidade de Jerusalém, Neemias obteve vitória porque ficou na dependência de Deus, sabia que o Senhor estava com ele, obedeceu-Lhe fielmente entregando suas dificuldades nas mãos do Senhor.

            1.1 Quem foi Neemias
Neemias, servo de Deus, judeu, copeiro de Artaxexes, não deu ouvidos a seus inimigos, confiou em Deus, não fugiu da Batalha, liderou um grupo que voltou do cativeiro para Jerusalém, onde foi governador e realizou reformas, homem de habilidade, coragem e ação e que dependia de Deus, recorria sempre à oração.
Deus tinha uma missão para Neemias, como tem com cada um de nós.

            1.2 A situação de Jerusalém
A situação em que se encontrava Jerusalém não era nada boa, o povo que não foi para o cativeiro estava vivendo em grande miséria e desprezo, os muros de Jerusalém estavam fendidos e suas portas queimadas a fogo.

            1.3 A reação de Neemias
Quando Neemias perguntou a seu irmão Hanani, sobre a cidade de Jerusalém, não imaginava a situação em que ela estava, provavelmente tinha esperanças de que a cidade já tivesse sido restaurada.
Quando ele recebeu a notícia: Chorou e Lamentou
                                              Jejuou e Orou
Neemias resolveu mudar aquela situação, colocou-se à disposição do Senhor e Deus fez maravilhas através da sua vida.
 
            1.4 Neemias chega a Jerusalém
Deus abriu as portas para Neemias ir a Jerusalém, o Rei Artaxerxes deu-lhe cartas, garantindo-lhe uma viagem segura, forneceu o material necessário para a reforma dos muros, e para construção da casa em que ficaria alojado.
Quando Neemias chegou na cidade de Jerusalém  alcançou muitas adversidades e deparou com alguns opositores. Precisamos ter estratégias pois o nosso inimigo não dorme e está sempre se opondo à obra do todo poderoso.

      2. DEFINIR ESTRATÉGIAS: REQUISITO INDISPENSÁVEL À VITÓRIA
Estratégia = Ação ou caminho mais adequado a ser executado para alcançar um objetivo ou meta.
Neemias fez uma inspeção noturna do lugar, para saber a real situação em que se encontrava, viu os problemas e identificou os potenciais, os pontos estratégicos, para daí poder agir.
Ele não chegou gritando: Deus está comigo e me enviou para restaurar os muros, sabia que enfrentaria problemas e precisava agir com sabedoria para alcançar a vitória.

            2.1 Não se permita intimidar diante dos opositores
A bíblia destaca três opositores: Sambalate, Tobias e Gesém, por ser oficial do exército, Sambalate se destaca como principal inimigo.

            2.2 Seja cauteloso com o inimigo
Sambalate era horonita, Tobias era amonita e Gesém um árabe.
Neemias sabia que estes três tinham ódio dos judeus e queriam matá-los para acabar com aquela obra, usados por Satanás, utilizaram zombarias, desprezo e calúnias. Neemias advertiu seus compatriotas, redobrou a vigilância e os animou a continuar a obra.

      3. PRECAUÇÕES NECESSÁRIAS PARA QUE SE ALCANCE A VITÓRIA
Os inimigos fizeram de tudo para Neemias parar a reconstrução, procuraram trazer temor, medo, Neemias continuou firme, não deu ouvidos às acusações infundadas, ele sabia que estava fazendo uma grande obra e que não podia parar.
Você está fazendo uma grande obra?  Então não pare.

            3.1 Não dê ouvidos às calúnias
A calúnia é uma arma de destruição muito forte, ela afeta os relacionamentos, se trata de acusações falsas para denegrir e manchar a honra do caluniado.
Por mais íntegro que você seja, o inimigo está pronto, está preparado para tentar te difamar, Neemias mandou dizer: de tudo que dizes, coisa nenhuma aconteceu. E ficou debaixo da graça de Deus.
Se você está sendo caluniado, não desanime, quem te chamou foi Deus e Ele sabe tudo a teu respeito.

            3.2 Tenha cuidado com os falsos profetas
Neemias tinha conhecimento da Palavra de Deus e também do Deus que ele servia, seus inimigos subornaram Semaías para profetizar contra ele, o que ele rebateu e não ficou atemorizado.

            3.3 Persevere nas adversidades
Neemias não saiu de Susã para a cidade de Jerusalém à toa, ele tinha convicção da obra que estava indo realizar, não se deixou abater com as calúnias, zombarias e difamações, não ficou paralisado por causa das investidas dos seus inimigos, ele tinha certeza que Deus estava com ele.

            3.4 Estabeleça prioridades
Neemias deixou claro que o seu principal objetivo era reconstruir os muros de Jerusalém, continuou a obra, determinado, sem perder o foco.
Tem gente que na primeira adversidade que encontra, desiste de tudo.

                    3.4.1 Tenha discernimento espiritual
Neemias tinha discernimento Espiritual, se Deus estava com ele, como que ele ia dar ouvidos à voz dos seu inimigos que estavam falando exatamente o contrário do que Deus queria.

                    3.4.2 Não tire os olhos da sua bênção
Bem focado em seu objetivo, Neemias não parou por causa das calunias, zombarias, falsas profecias, continuou animado até concluir a obra.

CONCLUSÃO:
Neemias havia conversado com o rei, tinha autorização e ajuda dele para efetuar a obra, esta atitude generosa do rei, Neemias atribuiu a Deus. O senhor estava com Neemias mas mesmo assim ele encontrou dificuldades e perseguições, hoje acontece a mesma coisa conosco.

Não te preocupes com a zombaria, desprezo e calúnias do inimigo, O Senhor foi quem te deu esta incubência, ele te deu autoridade, ninguém pode te deter.


Nenhum comentário:

Postar um comentário