conteúdos da página EBD - AMPLIANDO CONHECIMENTOS: Central Gospel Lição 04 --> Como Vencer a Tentação

Central Gospel Lição 04 --> Como Vencer a Tentação

Estudo Diário:   de 21 a 26/04/2014
  • 2ª Feira --> Salmos 119.01-16    Não me Esquecerei da Tua Palavra
  • 3ª Feira --> Mateus 07:24-29      Uma Casa Edificada sobre a Rocha
  • 4ª Feira --> Hebreus 04:01-13    A Palavra de Deus é viva, e Eficaz
  • 5ª Feira --> I Coríntios 06:12-20 Glorificai a Deus no Vosso Corpo
  • 6ª Feira --> Mateus 04:01-11      Não Tentarás o Senhor Teu Deus
  • Sábado --> 2 Timóteo 02:14-26  Procura apresentar-te a Deus Aproado

TEXTO BÍBLICO: 1 Pedro 04:12-19

TEXTO ÁUREO: Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Hebreus 4:15

Objetivos:
  • Compreender que Deus permite a tentação
  • Entender que Deus não nos deixa tentar acima do que podemos suportar
  • Conhecer os passos para não cair na tentação
INTRODUÇÃO:
Comece a aula perguntando aos alunos se tentação é pecado.

A tentação é a principal arma de Satanás para destruição da comunhão do homem com Deus, Lc.10:19 diz: Eis que vos dou poder para pisar serpentes, e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum. Jesus já te capacitou para ter vitória sobre Satanás, sobre a tentação.
A tentação traz para nós a oportunidade de crescer espiritualmente. Todo ser humano é tentado, é uma escolha, que cada um de nós possamos escolher o correto, possamos escolher não pecar.

1. A TENTAÇÃO:
Na luta do servo de Deus contra Satanás,o campo de batalha é a tentação. O inimigo investe pesado, me lembro no início da fé, uma situação que se apresentou a mim, eu comentei: Assim não dá, como vou me manter fiel a Deus deste jeito e minha esposa rebateu: as coisas que você mais gostava de fazer, é nisto que o inimigo vai investir para te derrubar, vigia. (nós não deixamos de gostar, não fazemos para agradar a Deus)
O inimigo é aproveitador das situações, a Bíblia diz que após Jesus jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome, aparece o tentador dizendo: se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pão.
Resposta de Jesus: Está escrito, nem só de pão viverá o homem...

1.1. O propósito da tentação
Em Tiago 01:12-16, diz que Deus não tenta a ninguém, Ele permite a tentação, porém não permite que sejamos tentados além do que possamos suportar e nos dá também o escape 1Cor.01:13
O propósito da tentação que chega em tua vida é glorificar a Deus, é para mostrar ao mundo que em Cristo nós podemos todas as coisas, que em Cristo somos mais que vencedores.
Glorifique o nome do Senhor, vença as tentações, Ele é quem te ajudará.

1.2. Os Limites da Tentação
Deus é Onipotente, Onisciente e Onipresente. Deus tem todo o poder, Satanás precisa da permissão de Deus para fazer alguma coisa contra a tua vida, como foi com Jó. Deus está em todos os lugares, Satanás tem milhares de demônios a seu serviço, trabalhando para oprimir e destruir a humanidade. Deus sabe todas as coisas, até o que você está pensando neste momento, Satanás não sabe todas as coisas, não sabe o que você está pensando, mas envia, sugere pensamentos maus, obedeça a palavra de Deus, revesti-vos de toda armadura de Deus, que está registrado em Efésios 06,  para que possas estar firmes contra todas as astutas ciladas de Satanás.

1.3. A relação existente entre tentação e pecado
Tentação não é pecado, Jesus foi tentado e não pecou, Tiago 01:14, 15 mostra que a tentação passa por um processo até gerar ou não o pecado, em sendo gerado, caso consumado gera a morte.
Concupiscência = desejo forte.
Engodado = enganado ou iludido com falsas esperança.
Dá a luz (gera)o pecado = Nasceu o pecado na mente  (tá com o desejo da carne de praticar).
Se consumado gera a morte = se praticar morre espiritualmente.

2. A FRAQUEZA HUMANA
O diabo é estratégico, elabora planos e aguarda para no momento oportuno, no momento de maior fragilidade, surgir de onde menos esperamos, atacando  em três áreas especificas (A fraqueza humana):
1º A Concupiscência da carne
2º A Concupiscência dos olhos                 
3º A soberba da vida

2.1. A Concupiscência da carne
Gálatas 05:16-26 fala sobre as obras da carne e o fruto do espírito. O desejo forte da carne cobiça contra o espírito e o espírito contra a carne, quem estiver mais forte é quem vence. Fortalece o teu espírito nesta manhã. 
Mesmo depois de convertido, o cristão continua trazendo dentro de si a natureza carnal, que precisa ser combatida e mortificada, subjugada ao Espírito Santo (Gl.5-16), andai em espírito.
A carne quer: prostituição, impurezas, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas dissensões, heresias, invejas, bebedices, , glutonarias e coisas semelhantes a estas.
O Fruto do Espirito é: Caridade, gozo, paz, longanimidade, bondade, benignidade, fé, mansidão e temperança.

2.2. A Concupiscência dos olhos
Desejos e tentações que vêem de fora, através dos olhos. Foi quando Eva “viu que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e desejável para dar entendimento” (Gênesis 3:6). Quando Davi “viu uma mulher que estava tomando banho; era ela mui formosa” (2 Samuel 11:2). É quando pelos olhos damos asas ao pecado.
A Concupiscência dos olhos atrai com maior força e veemência a nossa natureza carnal, três coisas que exercem potencial atração: SEXO - DEINHEIRO - PODER
Pelo menos em uma dessas três coisas, o ser humano tem sua grande fraqueza e o inimigo faz passar diante dos olhos para fazer o servo de Deus cair, utilizando a mídia as informações chegam, mostrando que estas coisas são de suma importância para o homem.
Jesus venceu o diabo, venceu as tentações e te deu poder para vencer também. Vença em nome de Jesus.

2.3. A soberba da vida
Ela diz respeito a uma arrogância ou vanglória relacionada com as circunstâncias externas de alguém, seja a riqueza ou a posição ou o vestuário. Ostentar riqueza, poder e vestuário é coisa do mundo, não procede do Pai. E a coisa fica pior ainda quando essa ostentação é fraudulenta, é somente aparência.
Deus conhece o nosso coração, aquele que se vangloria não é aprovado pelo Senhor --> 2 Cor.10:17-18.

3. PASSOS PARA VENCER A TENTAÇÃO
Um passo muito grande para vencer a tentação é ter um bom conhecimento da Palavra de Deus, além de conhecimento é necessário aplicar o conhecimento à própria vida, e não deixar de clamar ao Senhor.
Deus não te deixa tentar acima do que podeis suportar e ainda lhe dá o escape, você precisa estar debaixo da graça de Deus.

3.1. Não confie em sua própria força
Esvaziar-nos de nós mesmos e encher-nos do Espírito Santo.
não existe o super crente, todos dependemos do nosso Senhor, quem está em pé cuide para que não caia, quem está cheio do Espírito Santo não tem espaço para as coisas da carne, a tentação chega e ele está vigiando e buscando agradar a Deus.
Se o homem confiar em suas próprias forças na primeira tentação já foi.
Me lembro de um jovem que disse: esta tentação foi irresistível , ele estava correndo atrás da tentação, como iria resistir.

3.2. Corra da tentação
Devemos evitar a tentação a qualquer custo, sabemos de antemão se determinada situação nos levará a pecar ou não, o correto neste caso é fugir, veja o que fez José quando a mulher de Potifar tentou agarrá-lo, fugiu, correu - é melhor você correr da tentação do que cair nela. Se o homem sente-se atraído ao mexer com dinheiro, evite, procure outra coisa para fazer, e assim em todas as áreas da vida.

3.3. Resista ao diabo
Devemos fugir da tentação e resistir ao Diabo e ele fugira de nós, quando o diabo chegou para tentar a Jesus, Ele não fugiu, resistiu e o Diabo foi quem fugiu. Para resistir ao Diabo precisamos ter comunhão com Deus.

3.4. Ore
Devemos orar em todo o tempo, estar sempre em comunhão com Deus, desta forma teremos experiências com o Senhor que nos ajudarão a vencer as tentações.
Mesmo sendo o Filho de Deus, Jesus orava sempre, não há poder das trevas nem tentações que resistam à oração.

3.5. Jejue
Meio citado nas escrituras de subjugar a carne e vencer as tentações, quando a pessoa jejua, ela se fortalece espiritualmente e a concupiscência da carne fica limitada.
É uma das mais poderosas armas que o crente tem para dominar sua natureza pecaminosa.

3.6. Esteja alerta e vigilante
Vigie, precisamos vigiar em todo o tempo, após uma grande vitória espiritual, após uma pregação,após um evangelismo, onde Deus operou poderosamente, costumamos baixar a guarda, o inimigo não dorme, quando a Palavra de Deus fala para vigiar, é para estar atento, e providenciando o necessário para não cair na tentação.

3.7. Use a palavra de Deus
O diabo chegou para Jesus utilizando a Palavra,o objetivo dele é tentar confundir a mente humana, se você quer vencer sua natureza carnal, ame a palavra, tenha a palavra de Deus em teu coração..
Salmos 119:11 --> Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.

CONCLUSÃO
Todos nós somos tentados, somos tentados todos os dias,  estudamos sete passos para vencer a tentação, aplique estes passou à tua vida, Deus quer que cresçamos a cada dia, crescendo de fé em fé e de glória em glória.
Que o Altíssimo te encha com o seu poder e com a sua força.
A vitória é do povo de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário