conteúdos da página EBD - AMPLIANDO CONHECIMENTOS: Lição 04 - Amós, o Carregador de Fardos

Lição 04 - Amós, o Carregador de Fardos

Texto Bíblico: Amós 4:1,6-11

TEXTO ÁUREO: Portanto, assim te farei, ó Israel! e, porque isto te farei, prepara-te ó Israel, para te encontrares com o teu Deus. Amós 4:12

INTRODUÇÃO:
Terceiro profeta menor, não era descendente de profeta, chamado por Deus quando exercia a função de Boieiro e cultivador de sicômoros.
O trabalho de profeta era árduo, principalmente quando tinha de entregar pesada mensagem de juízo contra a nação e ao mesmo tempo sofrer oposição dos políticos e dos sacerdotes, que era o caso de Amós, dando toques ao significado do seu nome: carregador de fardos.

1.       ASPECTOS LITERÁRIOS
Proferiu mensagem oral que escreveu depois, supõe-se que o profeta utilizou redatores para registrar seus textos, como foi o caso de Tércio ter redigido a carta aos Romanos para o apóstolo Paulo.

1.1. Os Destinatários
Reino do Norte ou Reino do Sul?
A profecia de Amós é dirigida às nações corrompidas: Damasco, capital da Síria, Gaza, Edon, Moabe, Judá (Reino do Norte) e Israel (Reino do Sul)

1.2. A Linguagem do Livro de Amós
Como na maioria dos profetas, a linguagem nem sempre é literal, mas carregada de metáforas, resultante de suas profissões, acostumado ao pastoreio e agricultura:
a.       Carro cheio de Manolhos
b.      Bramido de um leão
c.       Ovelha mutilada
d.      Vacas de Basã
e.      Cesto de frutos do verão

1.3.  A Mensagem do Livro
Ao Reino do Norte e do Sul, à Denúncia dos erros, chamado ao arrependimento,  promessa de juízo, caso não se convertessem do seu mau caminho.

1.4. Um Profeta Rejeitado
Quando Jeremias anunciou a invasão babilônica ao Reino do Sul, sofreu oposição dos sacerdotes e dos profetas que se uniram ao rei, a mesma coisa aconteceu com Amós. Amazias acusou Amós de conspiração contra o rei Jeroboão Amós 7:10 e o sacerdote de Betel ordenou que ele fosse profetizar no Reino do Sul. Amós 7:12.

2.       O AMBIENTE NACIONAL
O reino era teocrático, a política sempre estava presente na mensagem dos profetas, os sacerdotes e profetas eram tendenciosos em fazer o jogo do poder para não sofrerem retaliações, que poderiam colocar em risco até o sustento. A mensagem de Amós , era para os dois reinos, porém concentrava-se mais no Reino do Norte.
O povo não dava ouvidos aos profetas, os que ocupavam lugares religiosos faziam acordos com os reis, defendendo seus caprichos muitas vezes egoístas e malévolos (Amos 7:10-12)

2.1. O Progresso de Israel
O Primeiro rei do reino do Norte  foi Jeroboão I (após sua morte fundou-se uma dinastia de reis)
Nos dias de Jeroboão II a nação estava tranqüila em relação aos povos vizinhos, o pais estava em prosperidade.
2.2. Os efeitos da Prosperidade
A Nação estava vivendo uma grande divisão social, só existiam duas classes social, os ricos e os pobres, não existia classe média, enquanto os ricos dormiam em camas d marfim, os pobres não tinham nem o básico para a alimentação, os ricos sufocavam os pobres sem misericórdia. Contra isto o profeta manifestava sua indignação.
Os ricos viviam no mais alto luxo e depravação moral e o restante padecia (Amós 2:6-8).

2.3. A Condição Espiritual
A nação que era conhecida por cultuar ao Deus verdadeiro estava envolvida em idolatrias, adoravam a Baal, haviam substituído a adoração a Deus pelo bezerro de ouro em Betel, culto que já durava 170 anos, mesmo Deus  usando profetas para avisar ao povo. Por causa desta mistura e da opulência dos ricos Deus não aceitava o culto que lhe era oferecido (Amós 5:21-27).

3.       OS JUÍZOS DE DEUS
Deus levantava os profetas para denunciar os pecados da nação e os chamava ao arrependimento, quando o povo não se arrependia o Senhor trazia uma punição, quando não trazia o resultado esperado, Deus trazia um castigo mais severo.

3.1.   Punições sem Efeito
O pai aplica métodos disciplinares aos filhos desobedientes, o Senhor enviou a fome, não houve arrependimento, a seca, e nada, mandou a ferrugem e a invasão de gafanhotos que danificou a plantação, também não adiantou, os jovens foram mortos à espada e algumas cidades foram destruídas e também não funcionou.

3.2.  As Cinco Visões de Amós
Não descendia de profeta nem passou pela escola de profetas, Deus lhe dava as visões e ele profetizava.
a.       07:01-03 à gafanhotos, ele orou e Deus deu o livramento
b.      07:04-6 à Fogo, o senhor ia mandar para o povo rebelde, o profeta se solidarizou e Deus teve misericórdia
c.       O prumo,  eu porei o prumo no meio de vós.
d.      Frutos de verão, aparentemente estavam bons e por dentro estavam apodrecendo, o Senhor declarou ter chegado o fim.
e.      Amós viu o Senhor sobre o altar dando ordem para quebrar as colunas do templo idolatra e o prédio caia sobre o povo (mostrando sobre a dispersão e os mortos à espada.


3.3.  A Invasão Assíria
Nada do que Deus mostrou, sensibilizou o Reino do Norte, então em 740aC o exercito Assirio invadiu o Reino do Norte

4.       AMÓS E O NOVO TESTAMENTO
Hoje o Senhor tem sua Igreja aqui na terra, porém seu relacionamento com Israel não acabou, a previsão para o povo da antiga aliança continua de pé. Deus não esquece o seu povo.

4.1. Uma Mensagem Escatológica
Amós faz referência ao Reino Milenar de Cristo. O profeta é citado no Novo Tstamento por Estevão e por Pedro






Nenhum comentário:

Postar um comentário